Ao longo de décadas, a adega Lucinda Todo Bom tem dado o seu melhor para cuidar da vinha e desenvolver os seus produtos de forma consistente, pensando nas próximas gerações e no compromisso com os seus clientes

Ao longo de décadas, a adega Lucinda Todo Bom tem dado o seu melhor para cuidar da vinha e desenvolver os seus produtos de forma consistente, pensando nas próximas gerações e no compromisso com os seus clientes

Queremos agradecer ao pai, marido e nosso mentor José Cardoso, que dedicou a sua vida à família, às vinhas e à exigência de qualidade dos nossos vinhos. Honrando os seus valores e o exemplo que nos deixou, continuaremos a trabalhar com a mesma paixão, empenhados em seguir o seu legado.

José Cardoso 1959-2019
O nosso eterno obrigado.

O lugar

Poço do Canto, lugar de outrora, por onde deuses antigos vaguearam e deixaram os seus aromas.

Conta a lenda que em tempos remotos Baco passou por terras de Mêda. Com os pés cansados e exausto, viu-se obrigado a parar em Poço do Canto, onde encontrando uma família lusitana, lhe pediu de beber. Oferecendo água ao Deus do Vinho, só com relutância este a bebeu e disse: “Um dia ainda hão-de saber o que é vinho”.

E assim foi. Baco, reconhecido, mandou plantar vinhas nas terras áridas de Poço de Canto e destas vinhas plantadas pelos deuses se retira hoje um dos melhores vinhos de que há memória.

Situada no Douro Superior, concelho de Mêda, distrito da Guarda, Poço do Canto é uma terra dura e hostil, onde a vinha cresce com vigor.

A história

A produtora Maria Lucinda Todo Bom é destas terras, destas gentes, tendo a família iniciado a produção de vinho nos anos 30. Na sua génese, existia uma adega edificada pelo seu avô, onde já se fazia vinho e que depois passou pelas gerações até chegar a Lucinda. Retomando a tradição familiar, iniciou novamente a produção de vinho, juntamente com o seu marido José Cardoso, em 1990 nas vinhas herdadas de sua família, Todo Bom.

Atualmente, Lucinda Todo Bom e a filha Filipa Cardoso, médica de profissão, mantêm a paixão e a produção de vinhos de excelente qualidade. Hoje possuem 20 hectares de vinhas em duas regiões distintas: no Poço do Canto e no concelho de Foz Côa.

O compromisso agora é o de aliar, cada vez mais, a tradição à tecnologia, continuando a modernizar a empresa e a renovar bases para que perdure durante muitas gerações vindouras.